RSS
Write some words about you and your blog here

Sobre webdocumentário

O que é webdocumentário

Webdocumentário é uma nova forma de contar histórias pela Internet que tem como ponto de partida a mistura de diferentes formatos: textos, áudios, vídeos, fotos, ilustrações e animações.

O webdocumentário se aproveita da linguagem documental criada para o cinema e para a televisão e a adapta para a web. Acrescenta a capacidade de interação e participação típicas da web e rompe com a linearidade da narrativa, já que o internauta pode escolher o que ver e em que ordem ver.

Sobre webdocumentários

O documentário é um gênero cuja origem remonta ao século XIX e à invenção do cinema. Criado como um dispositivo para o relato histórico, seu desenvolvimento insere-se no longo esforço humano em armazenar o conhecimento em diferentes suportes técnicos e faze-lo circular no meio social. Com o avanço da tecnologia digital, o web-documentário se constitui como um gênero do mundo atual e projeta a possibilidade de disponibilizar uma vasta gama de conhecimentos e, assim, contribui para o avanço da sociedade. Inserindo-se nessa linha evolutiva dos meios informacionais, este trabalho tem o objetivo de investigar as características do web-documentário e de evidenciar o seu relevante papel enquanto ferramenta pedagógica para o mundo contemporâneo.

O papel do web-documentário na sociedade contemporânea dominada pelos instrumentos da mídia eletrônica é fundamental, mas a internet é a mídia que está mais em ascensão. O web-documentário, como uma ferramenta que propicia a autonomia, a interatividade e a cooperação, pode contribuir para a constituição de novos sujeitos sociais e, assim, ajudar na construção de uma sociedade em que o saber pode ser partilhado de forma mais igualitária.

0 comentários:

Postar um comentário